Translate this button

Restauração, Transformação e Edificação que vem de Deus


1Coríntios - Cap.1 versículos 4 a 9

v4. Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus.

v5 pois nele você foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e conhecimento, 

v6 - porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês,

v7 - de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.

v8 - Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

v9 - Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.



   Esta Epístola (ou carta) enviada aos cristãos de Corinto foi escrita pelo Apóstolo Paulo em sua 3a. viagem missionária quando estava na cidade de Éfeso.
   Datada aproximadamente de 55 a 56 d.c. está inserida no período referente a igreja primitiva (época onde Deus iniciou por meio de seus servos, as primeiras igrejas cristãs na história).
   Nesta carta o Apostolo Paulo direcionado pelo Espírito Santo, trata de assuntos relacionados à Igreja como corpo (referente a comunhão) bem como é dirigida aos cristãos individualmente, e nos diversos assuntos abordados é possível identificar (dentre vários) o propósito de:

Restauração
Transformação
Edificação

    Segue abaixo, algumas considerações acerca dos versículos 4 a 9.


  • v4. Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus.
    Neste versículo, o Apostolo Paulo glorifica a Deus pela Graça de Jesus ter alcançado os irmãos que viviam na cidade de Corinto.

    Mas o que vem a ser esta Graça ?

    Em poucas palavras...Graça refere-se a "favor imerecido" (conf. descrito em S.Jo.3:16).
    Trata-se do amor de Deus revelado sobre a vida do homem/mulher.
    Viver debaixo da Graça é crer e saber que Deus enviou seu único filho (Jesus) para :
   
    - Levar sobre si a condenação de nossos pecados;
    - Levar sobre si nossas enfermidades;
    - Restaurar nosso relacionamento com Deus

    Porém para que pudéssemos receber essa Graça de Deus, houve um processo terrível e doloroso o qual (simplesmente por amor a nós) Jesus pagou o preço em nosso lugar, a ponto de ter sido :

    Traído , abandonado pelos seus , ter sido preso julgado e condenado injustamente (já que Nele não havia pecado) , ter sofrido nas mãos do exercito romano, ter recebido uma coroa de espinhos e sobre seus ombros uma capa vermelha como sinal de zombaria de seu reino, além de ter sido crucificado entre dois ladrões, e por fim (Glória a Deus), ressuscitar ao terceiro dia (vencendo a morte).

    E hoje, podemos ver que o cristão que entende esse amor sobre sua vida, mesmo passando por adversidades, sabe que se correr para debaixo dessa Graça, o amor de Deus :

    - Te sustenta no meio da dificuldade
    - Te traz uma paz que excede a todo entendimento
    - Nunca te abandona

    O Apostolo Paulo ao escrever esta carta aos cristãos de Corinto entendia isso, e glorificou a Deus pois sabia que eles não estariam sozinhos...

(Que esta Graça também te alcance hoje...)

  • v5. Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento,
     Debaixo da Graça Nele (Jesus), somos enriquecidos, mas não é somente o material que a Bíblia nos mostra aqui, é algo muito maior. Trata-se da alma e do espírito do cristão, o qual Deus o enriquece de algo tão tremendo, sobrenatural e maravilhoso que enche seu coração de alegria a ponto de suas lágrimas brotarem de seus olhos pelo simples fato de saberem que são amados por Deus...

       Isso que enche e faz a diferença em nossas vidas é a propria presença de Deus (Espirito Santo).
       E o interessante é que quanto mais você se envolve com sua Palavra (quanto mais ela se torna real em sua vida), mais você adquire conhecimento e quanto mais conhecimento, mais "Ele" abre seu entendimento para as coisas espirituais.


(Que Deus enriqueça e preencha seu coração...)



  • v6. porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês,


      Sei que se perguntar, muitos contarão coisas tremendas acerca de bençãos que receberam, sejam elas : livramentos, materiais, etc...
      Mas o maior testemunho que podemos dar acerca de Jesus é com nossa própria vida, pois somos testemunhas vivas e oculares que a Graça de Deus na vida do homem é real.

      "Eu conheço Jesus, não só de ouvir falar..., mas de andar com Ele..."    

       Isso se chama intimidade com Deus...

       Quando falamos de intimidade com Deus, podemos pegar um exemplo do Antigo Testamento , acerca de Moises :

       No livro de Exodo Capitulo 24, Deus chama Moises para subir o monte e adora-lo.

       Enquanto o povo ficava em um lugar um tanto distante onde só podiam observar,  sobe junto com Moises : Arão, Nadabe, Abiú e os 70 anciãos de Israel.
       Mais alguns momentos e o único que continua sua subida no monte em direção à presença de Deus é Moises.

       Êxodo 24:15-18                                                                                                                                         E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte. 
       E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo  dia chamou a Moisés do meio da nuvem. 
       E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.
       E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.

       Aí eu lhe pergunto :

       Em que posição diante de Deus você se encontra hoje ?

       No meio do povo , vendo acontecer as coisas somente de longe ?

       Entre os que foram até determinada altura com o coração voltado a buscar a Deus e pararam no meio da caminhada ?
     
       Entre os que possuem posição/cargo mas que não possuem comunhão com Deus, a ponto de não conseguirem entrar em sua presença ?

       Ou assim como Moises que em intimidade com Deus vai além , a ponto de ver a Glória de Deus em sua sua essência?


(Seu lugar não é embaixo....mas nos lugares altos...)
   

  • v7 - de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.

       A Biblia nos ensina em 1Tessalonicenses Cap.4v13 que temos um encontro marcado com Cristo.
       Jesus virá buscar sua Igreja, ou seja, arrebatar a nós cristãos que cremos em sua obra redentora para estarmos com Ele em seu reino celestial.
       Porém enquanto esperamos sua vinda, seja ela daqui alguns minutos, horas, dias ou anos...enquanto ele não vier, não faltará dom algum. 

       Nós podemos então, contemplar em nome de Jesus curas milagres, prodígios e maravilhas, crendo na palavra de Deus.
        Cuidado quando lhe disserem que Deus não opera mais sinais, pois quem diz isso está falando contra a propria palavra de Deus.

       "Deus é Deus e faz as coisas do jeito que quiser, com quem Ele quiser , quem é o homem diante de Deus , para dizer a Ele, o que deve ou não fazer ?   
        "Dizer que Deus não opera mais sinais , é falar que seu poder é limitado..."

Prefiro ficar com a Palavra de Deus que diz :

Marcos 16:17
Os sinais seguirão ao que crerem...

(Que você seja renovado, e que viva sinais e maravilhas de Deus em sua vida)


  • v8 - Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.


      Ele os manterá firmes até o fim (note que este versículo mostra que Deus os manterá firmes e não coloca obstáculos para isso), ou seja , independente da luta que o cristão esteja passando , a Palavra é esta :

"Ele os manterá firmes até o fim" 



Glórias a Deus (Jesus hoje te fortalece)...



  • v9 - Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.


Não sei se vocês está afastado dos caminhos de Deus ou talvez nunca tenha declarado que entrega sua vida a Ele...

O que sei é que na Biblia está escrito que "Ele" os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo.


Ainda dá tempo....Jesus te ama.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário.